Ultimamente a Yamaha do Brasil está trazendo as novidades lançadas no exterior com relativa agilidade — lembrando que a empresa costuma demorar décadas para lançar um produto equivalente ao da Honda. A última novidade é a esportiva YZF-R3, que chega para concorrer com Kawasaki Ninja 300 e Honda CBR 250R, além de KTM Duke 390 e Honda CB 500R, e oferece ABS como opcional.
A R3 herdou o mesmo estilo das irmãs R6 e R1 e é equipada com um motor de dois cilindros em linha (lado a lado) com refrigeração líquida e quatro válvulas, capaz de render 42 cv e 3,06 kgf.m. O quadro de instrumentos tem conta-giros analógico, velocímetro digital, hodômetro parcial, marcador de combustível, marcador de temperatura, indicador de consumo médio e instantâneo (km por litro) e shift light, que indica o momento ideal de trocar a marcha.
A nova esportiva passa a ser a Yamaha com ABS mais barata do Brasil: R$ 22 mil, valor que não inclui frete. A versão básica sai por R$ 20 mil (sem frete também) e há três opções de cores, Midnight Black (preta), Rapid Red (vermelha e branca) e Racing Blue (azul e cinza).
A Honda CB 300R C-ABS por R$ 14.518,00 é a moto mais barata a oferecer o avançado sistema de freios. A defasada Fazer 250 não oferece o equipamento e a Yamaha MT-07 beira os R$ 30 mil.