Todo motociclista já teve um garupa ruim pelo menos uma vez. Além de acabar com todo o prazer da pilotagem, coloca a segurança em risco e torna o passeio estressante antes mesmo do início. Veja as doze regras que todo garupa deve saber (compartilhe com seu grupo).
- Antes de subir na moto, avise ao piloto para que ele se prepare para o peso extra;
- Incorpore os movimentos do piloto quando a moto estiver em movimento;
- Junte-se ao corpo do piloto o máximo que puder, mas não o empurre para frente;
- Evite conversar ou apontar coisas sem importância durante a pilotagem;
- Nunca atrapalhe a visão pelos retrovisores;
- Evite mudar a posição da cabeça e do corpo frequentemente. Quando precisar, faça-o suavemente;
- Não fique reclamando da condução, isso pode deixar o piloto nervoso e desconcentrado;
- Nunca se distraia demais ou adormeça. Por incrível que pareça, isso é fácil em viagens longas;
- Nas paradas, não tente colocar o pé no chão. O apoio do peso é feito pelo piloto;
- Nas freadas, segure firme no apoio de passageiro, não faça movimentos laterais e prenda com força os joelhos no quadril do piloto;
- Avise sobre riscos iminentes caso tenha certeza que o piloto não tem noção deles;
- Mantenha-se atento: frenagens, desvios, lombadas e buracos quase sempre são imprevisíveis.
Uma última regra, não menos importante: o garupa merece todos os equipamentos de segurança disponíveis, afinal, ele está sujeito aos mesmos riscos do piloto. Economizar na compra dos equipamentos do garupa não é boa ideia.