A terra é a maior inimiga da corrente de transmissão porque funciona como um esmeril que desgasta o metal toda vez que a moto anda. É preciso retirar essa terra pelo menos uma vez a cada dois meses ou menos. Você precisa apenas de:
- 200 ml de óleo diesel;
- Escova de dentes descartada ou pincel de cerdas duras;
- Lata de margarina 500g vazia ou bandeja de alumínio (de bolo, por exemplo) retangular inutilizada;
- Ferramenta para remover a tampa do pinhão;
- Chave de fenda velha.
Passos
- Coloque a moto sobre o cavalete;
- Retire a tampa do pinhão;
- Molhe a escova/pincel no óleo e esfregue a corrente pela parte de baixo. Mantenha a lata/bandeja abaixo do pincel para coletar todo óleo que escorre. Gire a roda até completar roda a corrente, com bastante cuidado para não deixar óleo cair no chão;
- Escove a coroa e o local do pinhão e remova a crosta com a chave de fenda;
- Monte a tampa do pinhão;
- Lave a moto conforme nosso Guia;
- Verifique a folga da corrente e faça a regulagem conforme consta no manual da moto;
- Lubrifique a corrente com lubrificante apropriado ou óleo SAE 80 ou SAE 90;
Cuidados
- Não jogue o óleo dentro do tanque de lavar, pia ou esgoto e nem na terra. Recoloque dentro da garrafa, espere a terra ir para o fundo e transfira apenas o líquido para outro recipiente. O mesmo óleo diesel pode ser utilizado várias vezes.
- Ao contrário do diesel, querosene danifica os retentores dos elos da corrente.
[Foto: Zero Motorcycles]