2 de fev. de 2017

KTM 1190 e o controle de estabilidade


O ABS lançado pela BMW K 100 LT possibilitou a criação de importantes recursos de segurança, sendo um deles o Controle de Tração, conhecido pela sigla TCS, de traction control system. O último desses recursos é o Controle de Estabilidade (MSC, de motorcycle stabilty control). Apesar de a tecnologia ser da Bosch alemã, a primazia de tê-la em uma moto de produção pertence à austríaca KTM, que instalou na 1190 Adventure 2014.

O MSC utiliza dados de aceleração, inclinação e velocidade das rodas para fazer seu trabalho, que é manter a moto na posição desejada pelo piloto. É um trabalho semelhante ao ESP dos automóveis, porém mais difícil e menos efetivo por conta das duas rodas a menos. Entre as funções básicas do sistema estão evitar empinada por excesso de aceleração e levantamento da roda traseira por excesso de frenagem da roda dianteira. As funções mais importantes são evitar a saída frente (desvio de rota da roda dianteira) nas frenagens em curvas e o inesperado realinhamento da moto durante frenagens fortes em curvas, mesmo que a moto esteja bastante inclinada.

O sistema faz todo esse trabalho com ajuda do sensor de inclinação (lateral e longitudinal), dos sensores de rotação nas rodas, do módulo do ABS (que tem a função de TCS) e do acelerador eletrônico (ride-by-wire). O MSC atua, portanto, como ABS, CBS, TCS (saiba mais) e controle de aceleração. Sua atuação é sinalizada no quatro de instrumentos.

Ficha técnica da KTM 1190 Adventure

  • Motor V2 a 75º, 1195 cm³, quatro tempos, refrigerado a água, diâmetro de 105 mm, curso de 69 mm, 150 cv;
  • Câmbio de seis marchas com transmissão final por cardã;
  • Suspensão dianteira telescópica invertida com 190 mm de curso, traseira mono-amortecida com 190 mm de curso;
  • Freio dianteiro com dois discos de 320 mm e pinças radiais Brembo de quatro pistões, traseiro com disco de 267 mm e pinça Brembo de dois pistões;
  • Sistema Bosch ABS de nona geração;
  • Peso de 212 kg a seco;
  • Tanque de 23 litros;
  • Carga máxima de 440 kg.